Publicidade

Você está em

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016
Descrição do tempo
  • 22º C
  • 15º C

Exposição em Florianópolis apresenta crianças e adolescentes autistas praticando esportes

“Autismo em Foco: além do que os olhos podem ver”, no Shopping Iguatemi, busca sensibilizar a sociedade e provocar um olhar diferenciado sobre o autismo

Redação ND
Florianópolis

Uma exposição em Florianópolis, no Shopping Iguatemi, que começa hoje, traz imagens de crianças e adolescentes praticando esportes e trabalhos artísticos. Além da paixão pelas atividades, as pessoas apresentadas na mostra têm em comum o autismo, uma desordem complexa no cérebro que dificulta a comunicação e causa comportamentos repetitivos.

Caio Cezar/Divulgação/ND
Crianças e adolescentes foram fotografados em atividades de esportes e artes

 

 Estima-se em 70 milhões o número de autistas no mundo. As imagens compõem a exposição “Autismo em Foco: Além do que os olhos podem ver”, que apresenta ainda um making of em vídeo produzido durante os ensaios e a primeira sessão de cinema para autistas de Santa Catarina.

Durante um mês, essas crianças e adolescentes foram acompanhados voluntariamente pelos fotógrafos Fernando Willadino, Adriana Fuchter, Caio Cezar, Hermes Bezerra e Rodrigo Sambaqui. O resultado dp projeto está sendo exposto em 20 grandes painéis até o dia 12 de abril. Na abertura da mostra, às 19h30, haverá um show com Milton Muniz Almeida, cantor e compositor autista. O escritor Rodrigo Tramonte, também autista, autografa o livro “Humor Azul: o lado engraçado do autismo”.

Bernardo Knabben, diretor do Polo Uniasselvi Florianópolis, um dos idealizadores do projeto, afirma que a exposição tem como objetivo “sensibilizar a sociedade e provocar um olhar diferenciado sobre o autismo, além de valorizar terapias e experiências exitosas de inclusão”.

Fará parte da iniciativa também uma sessão de cinema especial para crianças autistas. O filme “Zootopia” será exibido no domingo, às 11h, no Cinesystem Iguatemi. O convite deverá ser adquirido nesta quinta e sexta-feira, no balcão de informações do piso térreo do shopping. No dia 6, às 19h, no Café Cultura do Shopping Iguatemi, haverá um talk show com os cinco fotógrafos que assinam a exposição.

Essas iniciativas foram articuladas para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, data estabelecida pela ONU em 2007. 

Serviço

O quê: exposição “Autismo em Foco: Além do que os olhos podem ver”
Quando: 29/3, 19h30
Onde: Shopping Iguatemi – Piso L2, av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis. Tel.: (48) 3239-8700
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários