Publicidade

Você está em

Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2016
Descrição do tempo
  • 21º C
  • 15º C

UFSC divulga a lista dos aprovados do Vestibular 2016

Confira a relação de quem conquistou uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina

Redação ND
Florianópolis

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) divulgou, na manhã desta quarta-feira (13), a lista dos aprovados no Vestibular 2016. Confira a relação com os nomes dos estudantes e dos cursos no link a seguir:

:: Listão dos aprovados no Vestibular 2016 da UFSC

As provas foram realizadas entre 12 e 14 de dezembro por 36.738 candidatos que disputaram 4.564 vagas em 101 cursos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. O índice de abstenção foi superior a 21%. Ao todo, 7.994 candidatos deixaram de fazer o vestibular em pelo menos um dos três dias de provas.

Flávio Tin/ND
Calouras comemoram a aprovação no vestibular

 

Até agora foram preenchidas 4.570 vagas, o que corresponde a 70% do total. O restante será preenchida posteriormente por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições terminam nesta quinta-feira (14). A reitoria comemorou o fato de 97% vagas terem sido ocupadas neste processo, ano passado 30% das vagas ficaram ociosas.

A maioria dos estudantes que ficaram entre os dez primeiros colocados no vestibular da UFSC passou para o curso de medicina. Apenas o primeiro colocado, Vítor Dolzan Garcia, passou para o curso de Química. Fabrissio Portelinha Graffunder, 22 anos, foi o terceiro colocado e conquistou uma vaga no curso de medicina. Ele é formado em Educação Física pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) desde 2014 e conta que um estágio junto à equipe de cardiologia esportiva quando ainda cursava educação física o motivou a fazer o vestibular.

Flávio Tin/ND
Fabrissio conta que precisou de disciplina e estudava diariamente

 

O novo calouro de medicina, que no futuro deseja se especializar em cardiologia, conta que começou estudar no segundo semestre de 2014 e fez cursinho durante todo o ano de 2015, estudava das 7h às 20h ou 21h diariamente, sem descanso. No vestibular do ano passado ele não conseguiu entrar por três colocações. Graffunder é natural de Cascavel, no Paraná, mas mora na Capital há dez anos: “O importante nos estudos é fazer uma planilha, estudar as matérias de maior dificuldade e cumprir essa planilha. Sempre motivado e sem desanimar porque uma hora dá certo”.

Flávio Tin/ND
Estudantes comemoraram a aprovação no vestibular

 

Caloura que passou para medicina prestou nove vestibulares 

A estudante Giulia Gabriela Norcio Scapini, 18 anos, também passou para medicina e ficou em sétimo lugar na colocação geral. Natural de Curitibanos, região Meio-Oeste do Estado, ela veio para Florianópolis há três anos para estudar. Giulia prestou nove provas de vestibular e passou em todas.

"Somos em cinco amigos do mesmo cursinho que recebemos ligações da reitoria falando que ficamos entre os 10 primeiros colocados. Aí já começamos a nos falar mais, ver as pontuações de cada um e fazer um ranking para descobrirmos a ordem. A ansiedade estava grande, mas eu já esperava uma boa colocação no vestibular", disse.

Os cursos que ela concorria eram medicina, engenharia do petróleo e engenharia civil. Para medicina ela tentou em duas federais e passou na UFSC e na UFPR (Universidade Federal do Paraná), mas vai cursar na UFSC.

*Com informações da repórter Viviane de Gênova

Flávio Tin/ND
Giulia prestou vários vestibulares e conseguiu a vaga que desejava na UFSC

 

Veja os números do vestibular da UFSC 2016

 

Candidatos Inscritos: 36.704

Candidatos por Experiência: 1.418

Índice Geral de Abstenção: 21.75%

Candidatos Classificados: 4.409

Candidatos Aprovados e não Classificados : 15.747

Candidatos Reprovados: 16.548

Total de Vagas Oferecidas: 4576

Total de Vagas Ocupadas: 4409

Publicidade

0 Comentários