Expectativa é de aumento de 5,3% nas vendas de chocolate para a Páscoa de 2014

Nos supermercados, os ovos de chocolate já estão expostos e atraem consumidores; Procon alerta para prazos de validade e condições do produto

Felipe Alves
Felipe Alves


Florianópolis

Eduardo Valente/ND
Grande variedade de ovos de chocolate já pode ser encontrada nos supermercados

Passado o Carnaval, as redes de supermercados concentram-se na Páscoa para alavancar as vendas. Antes mesmo dos dias de folia, os ovos de chocolate já estavam pendurados nos corredores dos mercados da Grande Florianópolis. De acordo com a Acats (Associação Catarinense de Supermercados), a expectativa do setor é de aumento de 5,3% nas vendas em relação a 2013.

Das 50 empresas pesquisadas pela associação, 80% estão otimistas para a data, comemorada este ano em 17 de abril. Por isso, os supermercados começaram a erguer e preencher as grades com ovos de chocolate de diferentes marcas. Como incentivo para a compra, brindes para quem levar em grandes quantidades, brinquedos para crianças, edições especiais alusivas à Copa do Mundo e ovos com até um quilo.

Nas três unidades do Giassi da Grande Florianópolis, por exemplo, é possível encontrar ovos de R$ 8,98 (de 85g) até R$ 63,90 (de um quilo). “Esperamos um aumento de 20% nas vendas em relação a 2013 com ovos, caixas de bombons e barras de chocolate”, disse o responsável pelas compras de toda a rede, Renato Cesino.

Boas expectativas também para o gerente de marketing da rede Imperatriz, Fábio Quintanilha. Segundo ele, a Páscoa só perde para o Natal em questão de vendas. “Esperamos um aumento de 26% nas vendas com relação a 2013”, enumera.

Vendas aumentam em abril

De acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), serão 150 lançamentos de 11 marcas de chocolates em todo o país. Apesar de disponibilizarem os chocolates no começo de março, somente em abril as vendas ganharão força. Para aproveitar o momento, a partir de 1° de abril o Imperatriz alugará o vão central de um shopping para promover o Festival de Chocolates de Páscoa.

Procon alerta sobre prazo de validade e condições do produto

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, órgão responsável pelo Procon Municipal, informa que é necessário ficar atento na hora da compra dos ovos de Páscoa. “É um momento em que o consumidor precisa redobrar a atenção, quanto à validade e o estado do ovo de chocolate. Caso o produto esteja fora do prazo de validade, o consumidor deve trocá-lo no local e nos acionar imediatamente, para notificarmos o estabelecimento. O consumidor também tem o direito de troca caso o ovo esteja quebrado”, afirmou Júlio Pereira Machado, secretário-adjunto de Segurança e Defesa do Cidadão.

De acordo com Machado, as características do produto também devem ser analisadas pelo consumidor. “O chocolate precisa ser mantido em um local arejado com uma temperatura específica para que se mantenha conservado. Por isso é essencial tocar no ovo antes de comprá-lo, e ver se o chocolate não está derretido. Quanto à precificação, também é necessário ficar alerta com a variedade dos preços. Ano passado constatamos a diferença de até 700% no preço de um mesmo produto de Páscoa em Florianópolis”, completou.

Na próxima quinta-feira, o Procon deve iniciar a operação de fiscalização de ovos de Páscoa na Capital. Este ano, a fiscalização será estendida para pontos comerciais menores, como mini-mercados no Sul da Ilha, onde foram registrados os maiores números de reclamações quanto à qualidade dos ovos no ano passado. (Marciano Diogo)

Publicado em 10/03/14-10:00

Matérias relacionadas