Cavalos aposentados da Polícia Militar de Santa Catarina são doados

Animais seriam leiloados, mas por conta de manifestação popular tiveram destino diferente

Felipe Alves
Felipe Alves


Florianópolis

O garoto João Pedro Arceno tem um novo companheiro: Falcon. O cavalo, que vai se juntar às éguas Princesa e Boneca no sítio da família de João, em Urubici, é um dos nove animais aposentados da Polícia Militar que seriam leiloados no início do ano e, por conta da manifestação popular e de entidades como o Instituto Ambiental Ecosul e a Orionópolis, tiveram um destino diferente. Ao invés de serem leiloados em meio a veículos, equipamentos e joias, como era feito até então, os cavalos foram doados pela Secretaria de Estado da Administração.

O caso, acompanhado deste o início pelo Notícias do Dia, ganhou repercussão por não tratar de forma diferenciada os cavalos e colocá-los em leilão junto a outros itens em abril deste ano. Com a mobilização das entidades e da população, um decreto publicado no Diário Oficial em 28 de agosto pelo governador Raimundo Colombo autorizou a doação dos animais. A partir de agora, nenhum leilão público do Estado terá venda de animais.


Daniel Queiroz/ND
Cavalos doação Polícia Militar
A partir de agora, nenhum leilão público do Estado terá venda de animais


“Eles são um bem do Estado e serviram durante anos para a Polícia. Agora, essas pessoas vão dar aos cavalos a dignidade que eles merecem. Estamos muito felizes e gratificados em ver que animais que temos tanto zelo terão um bom destino ”, ressaltou o Tenente Coronel Comandante da Cavalaria da Polícia Militar, Djalma Cunha Júnior.

Por meio de uma licitação, a Cavalaria receberá 31 animais ainda este ano. Onze deles chegaram esta semana em São José e completam o grupo de 75 cavalos que prestam serviços à Polícia.

O destino dos cavalos

- Três serão destinados a trabalhos de equoterapia na Orionópolis, na Capital

- Outros três cavalos foram doados a cidadãos da Grande Florianópolis, que demonstraram interesse e condições de cuidar dos animais, por intervenção da Ecosul

- Em Lages, três animais ainda serão destinados a novos donos, também por meio da Ecosul

- Um morreu durante o processo que definiu a doação dos animais

Publicado em 05/09/13-14:56