Publicidade

Você está em

Domingo, 25 de Setembro de 2016
Descrição do tempo
  • 21º C
  • 12º C

CBF quer padronizar dimensões dos campos em 2016

Entidade criou o Projeto Gramados para adotar as medidas oficiais exigidas pela Fifa

Diogo Maçaneiro
Florianópolis

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quer padronizar as dimensões de todos os gramados de estádios dos times que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O padrão adotado pela Fifa de 105 metros de comprimento por 68 de largura já é cumprido por três, dos quatro clubes catarinenses que estão nas duas principais divisões do futebol brasileiro. Apenas o Avaí precisa se adaptar, o que já está em andamento com a reforma do gramado da Ressacada.

Bruno Ropelato/ND
Avaí está reformando o gramado da Ressacada

O estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense, a Arena Condá, da Chapecoense, o Heriberto Hülse, em Criciúma e a Arena Joinville estão prontos para o que a entidade máxima do futebol chama de Projetos Gramados, iniciado em 2015, em iniciativa do departamento de competições. Em Joinville, a Arena recebe melhorias no gramado todo fim de ano, mas há dez anos quem joga lá não sente com as dimensões. Diferentemente do que acontece na Ilha.

O campo da Ressacada media até o fim de 2015 105mx70m, ou seja, serão reduzidos um metro em cada lado do campo para esta adequação. Além disso, a grama será elevada e o sistema de drenagem também passa por melhorias, numa obra com custo de R$400 mil, com verba do próprio clube. A expectativa é que a conclusão dos trabalhos seja em 26 de janeiro, data da estreia do time contra o Grêmio, na Primeira Liga, isso se as condições climáticas ajudarem. De acordo com o diretor administrativo João Maurício, mesmo que entregue nesta data, o time demorará um pouco para mandar jogos no local. “Ainda há um período em que o gramado precisa assentar”, disse, e o jogo contra os gaúchos deve ocorrer na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

Carlos Junior/ND
Arena Joinville já adota as dimensões exigidas pela Fifa

A reforma é também resultado do projeto da Confederação Brasileira de Futebol. Em nota, a entidade explica que em 2015 foram visitados os estádios dos clubes das Séries A e B e que em 2016 foi a vez do levantamento das necessidades de ajustes topográficos. “O objetivo do projeto é padronizar todos os gramados com o tamanho formatado pela Fifa: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Os estádios também receberão 20 marcos, instrumentos que servem para indicar, exatamente, os trechos que devem ser pintados”, salienta a nota enviada ao ND. A assessoria de imprensa da CBF afirmou que “mais detalhes serão divulgados em breve” e não estipulou um prazo para esta adequação.

Medida acaba com o “drama” de jogar no Serra Dourada

É muito comum ouvir de jogadores e técnicos sobre as dificuldades de se jogar no estádio Serra dourada, em Goiânia. O local onde Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova mandarão seus jogos durante a Série B tem, de fato, as maiores medidas do Brasil: 110 x 75. Mas não está só na lista dos maiores vilões de quem gosta de uma retranca. A Ilha do Retiro, casa do Sport-PE e São Januário, onde o Vasco joga a maioria dos seus confrontos, também adotam estas medidas e terão de se modernizar.

O procedimento é simples, apenas uma remarcação. De acordo com o diretor de competições da Federação Goiana de Futebol, Roberto Sampaio, o “maior campo do Brasil” está em processo de corte e em seguida as novas medidas já devem ser aplicadas. O Campeonato Goiano começa no dia 30 de janeiro.

A casa do Vasco da Gama chegou a adotar as medidas do padrão Fifa em 2014, quando recebeu seleções em preparação para o Mundial, mas com o retorno de Eurico Miranda ao comando do clube, o campo voltou a ter as medidas originais.

 

Medidas dos gramados brasileiros em 2015

Fora do padrão Fifa

Ilha do Retiro - Sport - 110m x 75m
São Januário - Vasco - 110m x 75m
Serra Dourada - Goiás - 110m x 75m
Morumbi - São Paulo - 108,25 x 72,7m
Couto Pereira - Coritiba - 109m x 72m
Ressacada - Avaí - 105m x 70m
Vila Belmiro - Santos - 105,8m x 70,3m

Dentro do padrão Fifa (105mx68m)

Arena Joinville - Joinville
Orlando Scarpelli - Figueirense
Arena Condá - Chapecoense
Itaquerão - Corinthians
Allianz Parque - Palmeiras
Moisés Lucarelli - Ponte Preta
Arena Condá - Chapecoense
Maracanã - Flamengo e Fluminense
Nilton Santos - Botafogo
Arena Grêmio - Grêmio
Beira-Rio - Internacional
Mineirão - Cruzeiro
Independência - Atlético-MG
Arena da Baixada - Atlético-PR

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade