Esportes

Gauchão de 2014 terá início adiado e quatro datas a menos

FGF confirmou mudanças e passou início da competição do dia 12 para o dia 19 de janeiro

LANCE!NET
LANCE!NET



Divulgação

 

Apesar de inicialmente afirmar que era impossível modificar o Campeonato Gaúcho de 2014, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol voltou atrás. Francisco Novelletto confirmou que no próximo ano a competição mudará em alguns pontos e terá seu início adiado para o dia 19 de janeiro. Serão menos quatro datas - a tendência é de apenas um turno, com semifinal e final para definir o campeão gaúcho.

A situação vai ao encontro do que pediram os jogadores do movimento Bom Senso F.C. Em reunião, eles solicitaram que se respeitasse o período de férias e de pré-temporada. Com o início protelado para dia 19, os clubes podem retornar dia 8 de janeiro, com um mês de férias, e passarem por 11 dias de pré-temporada. Não é o tempo ideal para preparação, mas nas primeiras rodadas Grêmio e Internacional têm a chance de escalar equipes formadas por garotos, algo já normal nos últimos anos.

Novelletto afirmou ao LANCE!Net que o campeonato não terá mudança no regulamento de classificação ou rebaixamento. A fórmula seria, inicialmente, com um turno apenas, com semifinal e final em dois jogos, atingindo o número de 19 jogos. Se mantiver os dois turnos, a FGF diminuiria apenas duas datas, já que seria necessário o confronto entre campeão do primeiro turno contra campeão do segundo turno. Outra alternativa seria a manutenção da divisão em dois grupos, com jogos apenas dentro das chaves, semi final e final de turno, com uma finalíssima em um jogo. A FGF ainda não bateu o martelo sobre o modelo que será utilizado.

Além das mudanças em 2014, Novelletto também reiterou que em 2015 e 2016 a competição sofrerá mudanças. No próximo ano, cinco clubes serão rebaixados, com três subindo da segunda divisão. O mesmo acontecendo em 2015, para que, em 2016, o Gauchão tenha os 12 clubes esperados. A ideia inicial era de um torneio eliminatório no segundo semestre de 2014.


» Tags: Brasileirão, Gauchão 2014, Grêmio, Internacional,
Publicado em 02/10/13-07:32.