Castração de cães e gatos, uma cirurgia segura que traz benefícios à saúde dos animais

Castrando cães e gatos diminuímos não só o número de animais de rua, mas também a conta no veterinário. Animais castrados são mais saudáveis

Ana Corina
Ana Corina
Autora do blog educativo Mãe de Cachorro Também é Mãe e colunista do jornal Notícias do Dia.


Florianópolis

Preconceito

Infelizmente há um grande número de homens que é contra a castração de cães e gatos machos. Por preconceito e desconhecimento, identificam-se com o animal e acham que ele sofrerá ou que perderá sua personalidade. Triste engano. A castração apenas os desobriga do forte instinto de procriação. Cães de apartamento também sofrem, pois sentem o cheiro de fêmeas no cio dos arredores e ficam sem fome, muito irritados, barulhentos e nervosos, podendo avançar em pessoas e em outros animais.

Mitos

Castração não deixa o animal bobo, nem manso. Castração não dá câncer, pelo contrário, evita e previne. Injeções anticoncepcionais, sim, podem dar câncer. É mentira dizer que fêmeas precisam ter uma ninhada antes de castradas. Cadelas/gatas não ficam frustradas ou tristes por não terem filhotes. Castração é saúde e consciência social! Outro engano comum é achar que castração é só para vira-latas. Como se cães de raça não sofressem maus-tratos, abandono e não fugissem para cruzar, perdendo-se para sempre nas ruas. Ou como se sua saúde também não sofresse com todas as doenças a que animais não castrados estão sujeitos.

Cães de raça x abandono

Cresce assustadoramente o número de animais de raças puras, e caras, nas ruas de Florianópolis e de outras cidades brasileiras. Comprar o animal é relativamente fácil, mantê-lo é que acaba ficando difícil e a rua, para quem não tem coração, acaba sendo a solução. Isso sem falar nos que fogem, de pequeno porte inclusive. Castrando seu cão/gato você vai proporcionar-lhe todos os benefícios que a castração traz para sua saúde e ainda evita perdê-lo em fugas. Cães de raça contribuem para o número de animais de rua tanto quanto um vira-lata, que é tão cachorro/gato quanto um de raça.

Números

Se uma cadela tiver duas crias por ano, com seis a oito filhotes cada uma, gerará mais de sessenta mil descendentes diretos e indiretos em dez anos. Gatas, que entram no cio mais vezes, podem gerar mais de cem mil no mesmo período!

Eventos

Hoje acontece mais uma edição do brechó beneficente de protetoras independentes, das 15h às 20h, ao lado do Supermercado Angeloni do bairro Santa Mônica. E amanhã a ONG PATA - Protetores e Amigos Trabalhando pelos Animais - retoma suas feiras mensais de adoção de animais no Floripa Shopping, localizado na SC 401, na altura do Saco Grande. Das 10h às 17h no estacionamento G1, ao lado do Supermercado Nacional. Para levar um animal para casa é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço e firmar um termo de responsabilidade.

 

ONG PATA/Divulgação/ND
Evento de doação de cães e gatos no Floripa Shopping
Evento de adoção ocorre neste sábado (26), no Floripa Shopping
Publicado em 25/03/11-06:00

Matérias relacionadas