Publicidade
Terça-Feira, 28 de Março de 2017
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 21º C
,

Delegacia de proteção animal pode virar realidade em Florianópolis. E mais: hoje é dia dos animais

Pessoas extraordinárias deixam sua marca no mundo, tornando-se atemporais. Exemplo milenar de desprendimento, verdadeira caridade e de amor ao próximo, o italiano Francisco de Assis, é comemorado mundialmente em 4 de outubro.

Ana Corina
04/10/2013 10h00

Arte Mendes/ND

Francisco de Assis

Pessoas extraordinárias deixam sua marca no mundo, tornando-se atemporais. Exemplo milenar de desprendimento, verdadeira caridade e de amor ao próximo, o italiano Francisco de Assis, conhecido carinhosamente no Brasil como “São Chico”, segue tendo a vida comemorada e os exemplos divulgados em todo o planeta. 4 de outubro foi a data escolhida para comemorar a visão religiosa deste homem considerado santo, mas eu gostaria de chamar atenção para a humanidade de sua figura. Independentemente de nossos credos religiosos ou até mesmo da falta deles, Francisco foi um ser humano excepcional, digno de ser admirado por todos. Que sua mensagem e exemplo de amor, perdão, desprendimento e entrega guiem nossas relações com o próximo, seja ele quem for.

Animais

Comemorado em mais de quarenta e cinco países desde 1930, 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais. Muitas vezes, a data acaba tendo um cunho religioso, pois foi escolhida em 1929 no Congresso de Proteção Animal realizado em Viena, Áustria, em homenagem a Francisco de Assis, padroeiro católico dos animais (e da ecologia, por declaração do Papa João Paulo II). Para celebrar a data, tenha ela o significado que for para você, basta respeitar os animais. 4 de outubro também foi convencionado como o dia nacional de adotar um animal!

Delegacia

Um dos temas mais polêmicos discutidos durante o planejamento estratégico da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis (DIBEA) foi a necessidade urgente da criação de uma delegacia de polícia especializada em proteção animal para, juntamente com técnicos da DIBEA, dar suporte aos atendimentos de denúncias de maus-tratos que chegam diariamente até o orgão. Delegacias assim já existem em Minas Gerais e São Paulo e podem virar realidade também em nossa cidade.

Mudanças

O assessor jurídico da Casa Civil e assessor do Grupo de Planejamento Estratégico, Vinícius Ribeiro, acredita que o Estado de Santa Catarina não deixará de empreender esforços no sentido de criar rapidamente a estrutura. O assessor estuda ainda, em conjunto com o Secretário Municipal de Saúde Daniel Moutinho Jr., propostas de alteração no Código de Proteção Animal de Florianópolis, através de uma revisão da lei complementar 94/2001. Após a conclusão dos estudos, as alterações deverão ser apresentadas ao Procurador do Município, Julio Marcelino.

Doação dos Cavalos

Dando sequencia as doações dos cavalos da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, que foram retirados do leilão que seria realizado pela Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado, representantes do Instituto Ambiental EcoSul estiveram em Lages na última quarta-feira finalizando os processos de adoção. O ativista Halem Guerra, membro do Instituto e coordenador das adoções no Estado, comemorou a vitória. “Esses animais passaram a vida inteira servindo junto com os militares, andando nas ruas e perseguindo bandidos para garantir a segurança da população, então é justo que agora tenham um momento de descanso.”.