Publicidade
Terça-Feira, 28 de Março de 2017
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 21º C
,

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais.
Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

Quem tem medo do polvo? Novas e saborosas maneiras de preparar o desejado fruto do mar

Ele já esteve presente algumas vezes aqui na coluna, e agora volta em duas deliciosas receitas de verão

Luciane Daux
17/02/2017 11h50

Ele já protagonizou várias vezes a coluna. Atendendo aos ávidos leitores, o saboroso fruto do mar volta à cena em novas preparações. A minha é essa, depois de algumas experiências: em uma panela grossa, coloque os 8 tentáculos de um polvo grande, meia cebola, um talo de salsão, uma taça de vinho branco. Tampe e leve ao fogo médio-baixo por 50 minutos (contados após ferver). Não adicione água! Retire os tentáculos da panela e deixe escorrer bem. Reserve o caldo para usar outras receitas e use o povo como preferir. Em saladas, risottos e outras preparações. Arrisque-se!

Polvo Croata do Bistrô da Praça - Paulinho Sefton/ND
Polvo Croata do Bistrô da Praça - Paulinho Sefton/ND


Destino SC Verão apresenta Menus do Centro: Bistrô da Praça

Nesta semana o Menus do Centro vai visitar o chef Ricardo Almeida, do Bistrô da Praça. O menu, inspirado em suas viagens, traz pratos criativos e saborosos como ele, que o chef conheceu em sua visita à Croácia.
Polvo Croata
6 tentáculos de polvo
2 cebolas
2 cabeças de alho
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de páprica picante
Sal e pimenta a gosto
500 ml de azeite de Oliva
Redução de balsâmico
Broto de coentro

Acompanhamento:
150 g de batata baroa cozida
e espremida
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Para finalização:

1. Em uma forma antiaderente, disponha uma cebola cortada em rodelas, sobreponha sobre estas os tentáculos do polvo, e cubra com a outra cebola em rodelas também. Tempere com o sal, a pimenta e a páprica.
2. Disponha as folhas de louro e as cabeças de alho cortadas ao meio. Cubra com o azeite de oliva. Envolva a forma em papel laminado e leve em forno médio por uma hora e meia.
3. Em um prato disponha o purê de mandioquinha, o polvo e finalize com o aceto e os brotos.

Destino SC Verão apresenta Menus do Centro: Delfino 146

Cuscuz com chutney e camarões grelhados, prato de verão do Delfino 146 - Luciane Daux/ND
Cuscuz com chutney e camarões grelhados, é o prato de verão do Delfino 146 - Luciane Daux/ND


Cuscuz marroquino com chutney de manga e camarões grelhados

70g de cuscuz marroquino
50g de chutney de manga
5 unidades de camarão médio, limpo e eviscerado
150 ml de água fervente
Alho, sal e pimenta do reino para temperar o camarão
80 ml de azeite de oliva
30 ml de pesto de ervas frescas

1. Hidrate o cuscuz em água fervente. Reserve.
2. Tempere o camarão com alho sal e pimenta
3. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e grelhe os camarões. Retire os camarões e coloque o cuscuz hidratado na frigideira. Acrescente azeite de oliva e o chutney de manga. Acerte o sal.
4. Sirva o cuscuz no centro do prato e os camarões grelhados sobre ele, regando com o pesto de ervas e decorando com micro brotos.
5. A receita é da chef Adriana Fernandes, do Delfino 146.

Polvo do Pescador - Mariana Boro/ND
Polvo do Pescador - Mariana Boro/ND


Polvo do pescador

O chef Helton Costa, do Benedito Ristobaretto, ensina sua receita de sucesso. Em uma panela de pressão cozinhe 2 kg de tentáculos de polvo por mais ou menos 40 minutos, em 1,5 litro de água e 500 ml de vinho tinto. Reserve. 2. Numa frigideira coloque os tentáculos do polvo já cozidos e limpos, e deixe dourar em um fio de azeite. Coloque três dentes de alho rusticamente amassados e deixe dourar, em seguida coloque uma cebola média cortada em tiras refogue. Junte um cálice de vinho branco seco, deixe que o álcool se evapore por alguns segundos, acrescente um maço de brócolis, 300g de mini batatas já cozidas e amassadas (dai a expressão batatas ao murro), acrescente ao refogado dois tomates sem pele e sem sementes cortados em pétalas, acerte o sal e a pimenta a gosto. Disponha o polvo com o refogado numa travessa e regue com azeite em abundância.

Delícias da Nonna - Julio Soares/ND
Delícias da Nonna - Julio Soares/ND


Delícias da Nonna para preparar em casa
Tortéi, nhoque, espaguete e os molhos bolonhesa, tomate seco, noccioli, quatro queijos, além da massa e do caldo para a sopa de cappeletti, artesanalmente feitos, como os da “nona”, estão à venda nos supermercados Bistek. A marca Casa Di Paolo, de Itapema, foi quem lançou as saborosas novidades, típicas da culinária italiana.

Creme de alcachofra - Divulgação/ND
Creme de alcachofra - Divulgação/ND


Novos sabores italianos no mercado
A Paganini, que tem no mercado brasileiro a maior família de produtos italianos, adicionou mais cinco produtos à sua linha. São dois vinagres de vinho, branco e tinto, bruschetta de atum, creme de alcachofra (foto) e o corte de massa Fettucine Nidi com ovos. Os produtos Paganini são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Pink Limonade - Madero/ND
Pink Limonade - Madero/ND


Pink Lemonade para refrescar
Muito fácil de fazer essa bebida gelada, uma sugestão refrescante do Madero. Em um copo com capacidade para 500ml coloque 10 pedras de gelo, 30ml de xarope de cranberry (ou a fruta fresca) e 30ml de suco de limão. Mexa e sirva!

Outras Publicações Luciane Daux

0 Comentários