Publicidade
Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2017
Descrição do tempo
  • 33º C
  • 24º C

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais. Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

  • Quem tem medo do polvo? Novas e saborosas maneiras de preparar o desejado fruto do mar

    Ele já protagonizou várias vezes a coluna. Atendendo aos ávidos leitores, o saboroso fruto do mar volta à cena em novas preparações. A minha é essa, depois de algumas experiências: em uma panela grossa, coloque os 8 tentáculos de um polvo grande, meia cebola, um talo de salsão, uma taça de vinho branco. Tampe e leve ao fogo médio-baixo por 50 minutos (contados após ferver). Não adicione água! Retire os tentáculos da panela e deixe escorrer bem. Reserve o caldo para usar outras receitas e use o povo como preferir. Em saladas, risottos e outras preparações. Arrisque-se!

    Polvo Croata do Bistrô da Praça - Paulinho Sefton/ND
    Polvo Croata do Bistrô da Praça - Paulinho Sefton/ND


    Destino SC Verão apresenta Menus do Centro: Bistrô da Praça

    Nesta semana o Menus do Centro vai visitar o chef Ricardo Almeida, do Bistrô da Praça. O menu, inspirado em suas viagens, traz pratos criativos e saborosos como ele, que o chef conheceu em sua visita à Croácia.
    Polvo Croata
    6 tentáculos de polvo
    2 cebolas
    2 cabeças de alho

    Leia mais
  • Feira de Alimentos Orgânicos acontece às terças-feiras, na Hípica

     Feira de Alimentos Orgânicos na Sociedade Hípica Catarinense  - Juliano Zanotelli/Apoio Comunicação
    Feira de Alimentos Orgânicos na Sociedade Hípica Catarinense - Juliano Zanotelli/Apoio Comunicação



    Terça-feira é dia de Feira de Alimentos Orgânicos na Sociedade Hípica Catarinense (SHC). Das 7h às 13h, a Orgânicos Floripa oferece produtos in natura, como frutas, legumes e verduras e alguns produtos processados como geleias, sucos e grãos.
    A SHC fica às margens da Rodovia SC-401, nº 4677, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.

    Calendário de fevereiro da Feira de Alimentos Orgânicos na SHC
    - 14/02/2017
    - 21/02/2017
    - 28/02/2017 * não haverá feira devido ao feriado de Carnaval

    Serviço: Feira de Alimentos Orgânicos na SHC
    Data:14/02/2017
    Horário: 7h às 13h
    Local: Sociedade Hípica Catarinense - Rodovia SC-401, nº 4677, no bairro Saco Grande, em Florianópolis
    Informações: 48 3335-6144 (SHC) ou 48 3347-3706 (Orgânicos Floripa)

    Leia mais
  • Camarão, sabor de mar em receitas leves e fáceis de fazer

    Um dos crustáceos mais desejados, o camarão encontra freguês aonde quer que apareça. Desde o restaurante elegante ao boteco “pé na areia” (onde, aliás, eles costumam ter preparações muito saborosas, aliadas à vista para o mar), deve ser preparado ainda muito fresco, sem muitos temperos que escondam seu sabor de mar. Outra coisa importante: não cozinhe demais o camarão! Na maioria dos casos, basta mudarem de cor e estarão prontos para brilharem em qualquer banquete!

    Camarões miudinhos ...
    ... ficam fantásticos preparados como minha mãe fazia. Retire os bigodes e as cabeças mas mantenha suas cascas. Tempere-os com bastante suco de limão, alho picadinho e sal. Deixe tomar gosto por uns 30 minutos. Escorra bem e frite em óleo de canola, até que fiquem beeeeem douradinhos e crocantes. Seque em papel toalha e sirva como aperitivo, acompanhando aquela cervejinha gelada. Come-se com casca!

    Comprando camarão
    Camarões frescos devem ter cheiro de mar, fresco e[...]

    Leia mais
  • Berbigão do Boca lança livro com 59 receitas com o mais "mané" dos moluscos

    Comemorando 25 anos de carnaval em Florianópolis, o Berbigão do Boca, em parceria com a Fecomercio, Sesc e Senac, lança o livro “Berbigão do Boca – Receitas que fazem história”. A coletânea traz as melhores receitas criadas pelos “berbigãozeiros”, obviamente feitas com o molusco que batiza o bloco carnavalesco, o mais “manezinho” dos ingredientes. Todas participaram do Festival Gastronômico Prato de Berbigão, que aconteceu por 12 anos no período do Carnaval.

    Berbigão do Boca - receitas que fazem história - Divulgação
    Berbigão do Boca - receitas que fazem história - Divulgação

    "Como a nossa programação era rica em música, folclore e atividades carnavalescas, pensei em incluir um festival gastronômico a base de berbigão, resgatando assim a culinária do nosso molusco mais popular”, declara Nado, o Leonardo Garofallis – criador do festival que inspirou o livro.

    O livro vai ser apresentado ao público no dia 14 de fevereiro às 18h30, no Box 32 do Mercado Público de Florianópolis.

    Serviço:

    O[...]

    Leia mais